' E.E.E.F.M "ECOPORANGA" - ENSINO MÉDIO INTEGRADO - TÉCNICO EM INFORMÁTICA '

segunda-feira, 27 de junho de 2011

# A Roubada da Bandeira


 


Em Prata dos Baianos, a 22 km de Ecoporanga – ES, acontece anualmente as festas juninas – tradição mantida pelos grupos folclóricos de Prata dos Baianos, coordenada pelos Srs. João Miguel (Mestre que iniciou na Vila a Tradição), Geraldo Militão, José Tatão e João Doutor.


A “Roubada da Bandeira” é a mais tradicional festa de Ecoporanga; originária de Portugal, com influências significantes de negros africanos, que acontece entre os dias 12 a 30 de junho, tendo como atrações o levantamento do mastro, quadrilhas, barraquinhas com comidas típicas e apresentações de danças: Vilão, dos Nove e caboclo.

Uma das partes mais curiosas da festa é o “levantamento do mastro”, com uma bandeira confeccionada em cores variadas, enfeitando a imagem do Santo comemorado pelo festeiro: São João, São Pedro ou Santo Antônio.
A bandeira roubada é esperada pelo anfitrião, com grande festa: ruas e casas enfeitadas com bandeirolas - cores e formas diversas, folhagens, flores de papéis, arcos, folhagens e balões, transformando a Vila num verdadeiro arraial. O “ladrão da bandeira” organiza a “saída” para os festejos e devolução da bandeira roubada ao verdadeiro dono, formando uma grande procissão, com velas e cânticos folclórico-religiosos.
À frente, os ladrões carregam a bandeira do santo festeiro, seguidos pelos fiéis, todos com velas nas mãos, caminhando pelas ruas da vila até o local combinado para organizarem a devolução da bandeira. Chegando à casa do Anfitrião, a bandeira é recebida com muita alegria, devoção e muita emoção pelos fiéis. Pessoas caracterizadas de soldados, delegado, juiz, promotor, advogado e jurados, onde simulam o “julgamento do réu”: absolver ou não o réu? – Normalmente o réu é solto e perdoado, para que a festa tenha continuidade. É um show de interpretação! Tudo improvisado e apresentado ao ar livre, aplaudido pelos festeiros.

Após o julgamento começa a “reza do terço”. A bandeira é colocada no mastro, acompanhada pelos fiéis cantando músicas de raízes. O anfitrião oferece biscoitos, broas, bolos, quentão, chá de amendoim, café com leite e outros alimentos típicos da festa. A festa continua animada: muito forró até o amanhecer do dia, “causos”, show pirotécnico, e... na calada da noite, o “ladrão” aproveita a oportunidade da distração dos festeiros, roubando a bandeira do mastro e o mistério só é desvendado no ano seguinte, quando tudo começa de novo. E... “QUEM ROUBOU A BANDEIRA?”.

domingo, 24 de abril de 2011

#Inclusão Educacional



A inclusão escolar significa tornar os alunos com necessidades educacionais especiais participantes da vida educacional, que depende do reconhecimento das pessoas de forma geral. Os alunos com necessidades especiais precisam de atenções específicas como um acompanhante, cuidador ou um estagiário para atender suas necessidades.

A proposta da inclusão escolar é a de superar as situações de exclusão, reconhecendo os direitos da diversidade e estimulando a participação social na sociedade. Essa inclusão prevê uma reestruturação do sistema educacional, havendo mudanças estruturais, com o objetivo de oferecer um espaço democrático o competente, onde se possa trabalhar com todos os alunos, sem distinção, tendo como princípio o respeito e a diversidade, pois a educação deve estar voltada para a prática da cidadania, valorizando e respeitando a diversidade dos alunos, estimulando os mesmos a construírem seu processo de conhecer, aprender, reconhecer e construir a própria cultura.

EEEFM “Ecoporanga”
É uma escola que tem se dedicado muito à inclusão de seus alunos para que os mesmos tenham condições plenas de terem seus direitos de estudar garantidos e que estes sejam de forma satisfatória e prazerosa. Para o apoio desses alunos, dentro da nossa escola encontramos: Um intérprete de libras (Professora Marly Ferreira), uma cuidadora (Ranyeli) e três professoras na sala de recurso. Há nesta escola vários alunos com necessidades educacionais especiais, sendo: Deficiências Físicas, Intelectual, Visual e Auditiva.
A escola está se modificando e essas mudanças físicas estão sendo feitas pela SEDU, porém de acordo com o projeto, sobre as necessidades da escola, como as adaptações nos banheiros e as rampas. O governo arca com as despesas desses alunos como materiais pedagógicos, mobiliários, transportes e demais serviços.Para prestar o atendimento necessário foi criada a sala de recursos, onde possui um ambiente dotado de equipamentos, mobiliários e materiais pedagógicos.
Concluímos assim que, A EEEFM “Ecopranga” é uma escola que luta em prol de uma educação inclusiva.
“Para mim, Educação Inclusiva é reconhecer e garantir o direito de todos os alunos a compartilharem um mesmo espaço escolar, sem discriminação. É aceitar e respeitar o aluno em sua diferença.E Considero esta escola uma escola inclusiva porque procura, dentro das possibilidades, promover a igualdade, valorizando as diferenças e estimulando as transformações pedagógicas da escola, visando uma educação  para todos.”
Geanne Darc de Vete Alves(Diretora da Escola EEEFM “Ecoporanga”)

sexta-feira, 15 de abril de 2011

#Inclusão Social


Os alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Ecoporanga participam de uma atividade de conscientização sobre a sociedade. É o projeto Inclusão Social, que está levando os estudantes a conhecerem o trabalho de instituições filantrópicas do município.

Nesta quinta-feira (14), os alunos farão uma visita à Casa do Idoso. Lá, eles pretendem conversar com os idosos, observar as ações voltadas para eles e, em sala de aula, promover uma avaliação sobre como as pessoas da terceira idade e também os portadores de necessidades podem ser inseridas na sociedade.

Os estudantes já visitaram a Associação Pestalozzi do município. Eles observaram como é a rotina da instituição: atendimentos, brincadeiras, exercícios, reabilitação. Tudo voltado para o bem estar dos portadores de necessidades educacionais especiais e à comunidade em geral.

Segundo o professor Manoel Salles, este é um projeto que está mexendo com os alunos. “Durante as visitas, eles estão conhecendo a realidade de vida dessas pessoas. Somos contra o preconceito e acreditamos que, de alguma forma, todos devem ter oportunidades de estudar, trabalhar e participar ativamente da sociedade”, finaliza.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

#Educando

A SOCIEDADE DE CONSUMO E A POP ART.
 Hoje vivemos num mundo confuso e de percepções múltiplas, próprio da complexa sociedade em que vivemos, que misturam tanto construções de mundo individuais quanto coletivas. Enquanto coletivas experimentamos e trocamos em nosso dia a dia nos grupos em que nós circulamos. Enquanto individuais formamos nossa subjetividade na interação com os nossos pares e interiorizamos o turbilhão de experiências do nosso cotidiano social sejam boas ou ruins.
Momentos marcantes da nossa história aparecem como pontos de rupturas de momentos, em que algumas práticas são questionadas dando margem à mudanças e que marcam gerações. Um destes epsódios foi a chamada pop art dos anos da década 1960, que surge como uma forma de expressão crítica da sociedade consumista da época nos moldes americanos e chega num momento em que tanto rádios quanto os aparelhos de televisão estavam se tornando comuns nos lares americanos, bem como, já influenciavam, através da indústria cultural, o consumismo expoente da época. As obras de arte deste movimento eram feitas com materiais e técnicas práticas e se tornaram acessíveis aos públicos médios consumidores deste produto. Os artistas deste movimento  passam a usar signos da publicidade como meio de massificar os produtos, a ideia era tornar acessível para a maior parte do público, que seriam consumidores em potencial. Um dos representantes deste movimento foi Andy Warhol, cuja versatilidade o levou para diversos ramos da produção de arte. Além das obras de arte produziu alguns filmes com uma nova roupagem, diferente dos propostos para sua época.  Suas obras de arte baseavam-se em pinturas de figuras como Che Guevara, Elvis Presley e outros e produtos de algumas marcas famosas e expoentes como as sopas Campbell. Atualmente pode-se afirmar que estamos vivendo o auge de uma nova ética do consumismo que é desvirtuada e impulsionada pela ideologia da criação de necessidades não necessárias.


Texto elaborado pelo Prof.Ms Luiz Carlos Vieira.
Mestre em Ciências Sociais (CPDA/UFRRJ).

#Massacre de Cotaxé


O MASSACRE DE COTAXÉ: RESGATANDO UMA HISTÓRIA QUASE PERDIDA.
O Brasil está entre os países com pior distribuição de terras da América, e essa distribuição é uma das mais desiguais do mundo, apesar de ser um país de dimensões territoriais gigantescas e com elevado potencial de terras disponíveis e não trabalhadas. A elevada concentração de terras é resultante de ocupação ilegal, grilagem, gerando conflitos violentos e, principalmente, de leis que regulamentam a posse da terra e a propriedade da terra no Brasil.
            A grilagem praticada no Brasil desde o século passado, foi um dos principais responsáveis pela concentração de terras no meio rural. A prática da grilagem resume-se à criação de documentos falsos, em nome de determinadas famílias, para concessão ilegal de terras públicas a particulares.
            Na década de 1960 acontece o Massacre em Ecoporanga e o regate deste evento significa resgatar as lutas travadas pelos camponeses de Ecoporanga, município situada no Noroeste do  Espírito Santo, contra latifundiários e seus jagunços, criminosos acobertados pela justiça e o aparato policial militar.
            Quem lá viveu, no povoado de Cotaxé, traz na lembrança o que chegou a ser a capital do efêmero Estado de Jeová. Esta luta e revolta camponesa sacudiu o noroeste do Espírito Santo, logo depois do desmonte do visionário Estado da União de Jeová. Não se pode perder de vista a importância deste evento para a história do Estado e do Brasil e que está ligado aos levantes dos camponeses que lutam contra a expropriação de suas terras e pelo direito de nelas viver.

Referência:
Dias, Luzimar N.. Lutas Camponeses no Espírito Santo: Massacre em Ecoporanga.

Obs: Texto elaborado pela aluna Adriana Rodrigues (aluna 3° ano).

terça-feira, 5 de abril de 2011

#Da teoria para a prática


Na ultima terça-feira (29/03), foi realizada uma aula prática com noções básicas de manutenção de computadores com o 2º ano integrado. Com o auxilio do professor Ivo Fagundes, os alunos puderam tirar suas dúvidas e realmente colocar a "mão na massa".

quarta-feira, 30 de março de 2011

#Rede de 448 Gbps


Pesquisadores da SantAnna School of Advanced Studies, na Itália, da National Inter-university Consortium for Telecommunications (NICT) e da empresa Ericsson ultrapassaram mais uma barreira na busca por maiores velocidades na transmissão de dados virtuais.

O novo valor alcançado em um teste é de 448 Gb por segundo, ultrapassando em muito a média convencional de transmissão de 100 Mbps e os 10 Gbps alcançados por fibras ópticas comercializadas atualmente, conforme aponta o site Oficial da Universidade. Desta forma, seria possível realizar downloads a 56 GB/s, ou seja, o equivalente a um Blu-Ray de camada dupla (50 GB) em único segundo!

Altas velocidades no fluxo de dados digitais normalmente não são utilizadas em equipamentos convencionais, mas essas equipes conseguiram utilizar uma fibra comercial comum, o que torna possível a popularização dessa tecnologia no futuro. A tecnologia empregada pelos cientistas será testada em novos segmentos de rede nos próximos meses, mas ainda deve demorar a chegar às mãos da população em geral.